segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

O Brasil de Luzia e a Origem dos Americanos

1 – INTRODUÇÃO À ARQUEOLOGIA PRÉ-HISTÓRICA

______O interesse humano em desvendar os mistérios de sua origem vem desde os tempos clássicos antes de Cristo. A teoria do homem como obra de Deus sustentou-se durante milhares de anos até o surgimento da Arqueologia Pré-Histórica, que vem provando que essas crenças não passam de mito, no século XVIII com Christian Jürgensen Thomsem. Ele desenvolveu uma poderosa técnica de classificação cronológica através de análises em artefatos. Seu patriotismo foi um dos principais motivos para começar seus estudos como muitos antiquários da época. Em 1816, a Comissão Real Dinamarquesa convidou Thomsem para fazer o catálogo da coleção de antiguidades para exibição. Foi então que ele decidiu dividir a coleção em 3 classificações cronológicas, subdividindo a Pré-História em Idade da Pedra, Idade do Bronze e Idade do Ferro. Desde então, ao longo dos séculos procedentes, a arqueologia sofreu várias mudanças com surgimentos de teorias e técnicas inovadoras na procura de artefatos transformando-se num curso acadêmico como se apresenta nos dias de hoje.
______No Brasil, Em 1825, chegou no Rio de Janeiro, Peter Lund, hoje considerado pai da arqueologia brasileira. Após ir e voltar da Europa, Lund vai à Minas Gerais, em 1834, junto ao botânico Ludwig Riedel, onde começam escavações. Durante a viagem, Lund foi informado das cavernas existentes em Lagoa Santa, ao sul de Curvelo, onde se encontrava. Foi lá que passou a encontrar vários fósseis de espécies já extintas. Notou que nas cavernas existia um padrão geral de sedimentação. No piso existia uma argila fina, abaixo uma capa estalagmítica não muito espessa, após uma argila vermelha que podia atingir alguns metros de profundidade e apresentava muitas ossadas fósseis. Em 1843 ocorreu um esvaziamento da Lagoa do Sumidouro e Lund pôde revelar um verdadeiro baú de ossos encontrado numa gruta que ficava embaixo da água localizada no sopé de um maciço calcário que margeia parcialmente a lagoa. Então, após analisar os crânios e ossos ali encontrados, lançou a hipótese de que o homem teria surgido primeiro na América e depois migrado para a Ásia, onde teria dado origem às populações mongólica, procedendo do imperfeito para o mais perfeito. Após 10 anos de escavações e vários achados, Lund interrompeu suas escavações alegando através de uma carta para sua família que não tinha mais saúde nem condições financeiras para prosseguir.
______Após Lund, começou então a exploração arqueológica no Brasil. No final do Século XIX, Von den Steinen realizou escavações nos sambaquis de Santa Catarina, Emilio Goeldi em sítios arqueológicos do Amapá e Kröne estudava os sambaquis no litoral paulista. Após estes, houve poucas pesquisas arqueológicas no país até a metade do século XX. O casal Betty Meggers e Clifford Evans, por volta dos anos 1960-70, fez pesquisas na Ilha de Marajó, na Amazônia, e tentaram montar um quadro preliminar da pré-história dos estados da fachada marítima, do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte onde encontraram as tradições ceramistas reconhecidas até hoje.
______Cem anos após a chegada de Lund, começam novas escavações na região de Lagoa Santa - MG por Harold Walter entre outros membros da então formada Academia de Ciências de MG. Foram encontrados restos de animais pré-históricos junto ao esqueleto do então chamado “Homem de Confins”.
______Entre 1973 e 1976, a arqueóloga francesa Annette Laming-Emperaire concentrou escavações no abrigo de Lapa vermelha, conhecido como Lapa Vermelha IV. Após onze metros de escavação encontrou o esqueleto de uma jovem do sexo feminino posteriormente denominado Luzia (nomeada assim pelo arqueólogo Walter Neves – Considerada a “Lucy brasileira”, provavelmente fora chamada assim e não Lúcia, o que seria Lucy em inglês, devido à cidade de Santa Luzia, vizinha de Lagoa Santa) e datado em aproximadamente 11,5 mil anos. O que mais espanta em Luzia é sua aparência fenotípica com os Aborígenes Australianos, a grande questão é como ela teria chegado na América? Deste ponto em diante abre-se a discussão mundial da chegada destes povos aqui, visto que há 12 mil anos atrás não existia nenhum tipo de embarcação ou se existia, não seria capaz de atravessar o oceano e chegar até aqui. A derrocada do modelo norte-americano “Clovis-first” por Tom Dillehay após achados pré-Clóvis no Chile, fizeram com que Luzia ficasse famosa no mundo. Então Walter Neves fez um modelo cronológico de todos os achados de Lund em Lagoa Santa provando que Luzia não estava sozinha, destruindo assim as teorias norte-americanas que tentavam derrubá-la.
______Introduzido um resumo da Arqueologia Pré-Histórica Mundial e Brasileira no primeiro item, no 2º item haverá uma rápida cronologia histórica sobre o surgimento do homem no mundo e na América. No 3º item falarei sobre as teorias a respeito da chegada do homem à América.


2 – CRONOLOGIA HUMANA NO BRASIL E NO MUNDO

______Como sabemos, sobre o surgimento da vida no planeta está registrado que as bactérias surgiram cerca de 3,5 bilhões de anos, criaturas multicelulares há 1,8 bilhões de anos, primeiros animais há 575 milhões de anos, formas animais hoje existentes há 530 milhões de anos, sabe-se que 9/10 da evolução da vida ocorreu embaixo da água. Plantas terrestres surgiram há 500 milhões de anos, primeiros invertebrados e vertebrados terrestres há 450 e 360 milhões de anos respectivamente, dinossauros e mamíferos há 250 milhões de anos, sendo que os dinossauros extinguiram-se há 65 milhões de anos, primatas surgem aos 55 milhões de anos e posteriormente os homens e seus ancestrais diretos, os hominíneos, surgidos há 7 milhões de anos. Deste período, denominado Paleolítico, foi encontrado o esqueleto mais antigo de uma espécie anterior a humana, no deserto do Chade, na África Central. Chamado de Homem de Toumai revolucionou a história da espécie humana sugerindo que a diversidade de espécies pré-humanas é muito maior do que se imaginava.
______Até então acreditava-se que os australopitecus (Lucy, encontrada em Hadar, no deserto de Afar, Etiópia. Esqueleto datado em torno de 2,5 milhões de anos) fossem os descendentes diretos do gênero Homo.
______O surgimento do gênero Homo se da por volta de 2 milhões de anos nas savanas africanas. A partir daí começa a evolução do homem fisicamente parecido conosco principalmente do Homo erectus que tão logo ao seu surgimento começou a se expandir para outros continentes, tendo chegado ao Cáucaso (entre Europa e Ásia) por volta de 1,75 milhões de anos. Alguns autores acreditam segundo análises em crânios, em duas espécies distintas: Homo ergaster (Ásia) e Homo erectus (África). Por volta de 1,6 milhões de anos começaram a surgir ferramentas de pedra lascada, mas sem uma concepção formal do objeto desejado. Indústria lítica conhecida como Acheulense, acredita-se que apenas depois dessa indústria o homem tenha saído da África. Por volta de 800 mil anos os primeiros grandes cérebros começaram a surgir. Podemos reunir todos em uma única espécie: Homo heidelbergensis (homem fisicamente moderno). Datada em 400 mil anos, uma lança de madeira foi encontrada junto a esqueletos de cavalos pré-históricos na Alemanha, nos anos 1990. Por volta dos 250 mil anos o homem desenvolve uma técnica revolucionária no lascamento de pedras dando início a indústria lítica chamada Musteriense, essa indústria teve seu auge entre os Neandertais, que surgiram há 200 mil anos no Norte da Europa Ocidental. Os heidelbergensis, por volta dos 300 mil anos, passaram a apresentar uma morfologia craniana notável, faces para frente afastadas do neurocrânio, característica mais importante do crânio neandertal. Ao contrário do que se pensava os neandertais não possuíam nenhum tratamento ritual aos mortos, apenas os enterravam em covas rasas e mal elaboradas provavelmente por razões higiênicas ou evitando predadores, sua extinção (29 mil anos) coincidiu com a chegada e expansão do Homo sapiens (homem comportamentalmente moderno - 45 mil anos) no Oriente Médio e na Europa por volta dos 40 mil anos.
______No Piauí, foram encontrados resquícios de fogueiras possivelmente feitas por homens pré-históricos datadas em torno de 40 mil anos (período chamado Paleoíndio), apelidado de “homem da pedra furada”, seria o mais antigo das Américas, no entanto não foram encontrados ainda restos mortais destes humanos, não comprovando sua real existência.
______A possível ocupação da Lapa do Sol, no vale do Rio Guaporé, Mato Grosso, teria se dado há 14 mil anos atrás, no Mesolítico. Neste mesmo período, em torno de 12 mil anos o homem, já adaptado a natureza, usava o fogo para espantar animais, era forrageador (vivia da coleta, caça de pequenos animais e pesca) e fabricava objetos de pedra lascada. Eram nômades e dividiam espaço com a Megafauna. Época que viveu Luzia, a primeira mulher brasileira, datada em 11,5 mil anos. 500 anos depois é possível afirmar que o homem domesticava animais e desenvolveu a agricultura. Também produzia peças com preocupação estética, como a cerâmica. É provável que nessa mesma época tenha começado a ocupação da caverna da Pedra Pintada, em Monte Alegre, no Pará.
______Já na Era Glacial (9 mil anos; Neolítico – Arcaico), o frio em áreas de glaciações levava o homem a se refugiar em cavernas e a usar o fogo para obter aquecimento e luz.
______A ocupação de diferentes áreas da Amazônia começa por volta de 8 mil anos, pode-se citar, principalmente: Serra dos Carajás (PA), Rio Jamari (RO), Rio Caquetá (Colômbia), Baixo Rio Negro (próximo à Manaus) e Alto Orinoco (Venezuela). É possível que neste período também tenha iniciado a produção de cerâmicas nos sítios da caverna da Pedra Pintada.
1000 anos mais tarde, a técnica da metalurgia com ferro e bronze é usada pelos povos Mesopotâmicos, no oriente.
______Aqui no Brasil, em 5500, dá-se o início da produção cerâmica nos sambaquis do litoral paraense.
______A escrita surge na China, com símbolos pictórios, no Egito, com os hieróglifos, e na Mesopotâmia, em forma cuneiforme, há 5 mil anos atrás.
______Em 4500 dá-se o início da formação das terras pretas pelos indígenas brasileiros no rio Jamari. Essas terras são ricas em nutrientes e extremamente férteis, ótimas para plantação. Provavelmente foram formadas com restos mortais de animais, fezes, urina, cascas de frutas e raízes, carvão entre outros orgânicos acumulados pelos índios. 500 anos depois os índios tornam-se mais sedentários e desenvolvem a agricultura, territórios são ocupados com construções de estradas e barragens. A ocupação da Ilha de Marajó por grupos fabricantes da cerâmica Ananatuba, ocorre por volta de 3900 anos atrás.
______A ocupação dos grupos fabricantes de cerâmicas da tradição Poço na Amazônia central, próximo à Manaus e do baixo Amazonas, próximo ao rio Trombetas, ocorre por volta de 2300 e tem uma duração de aproximadamente 200 anos.
______Por volta de 2 mil anos, as sociedades seminômades aperfeiçoam suas técnicas de caça, pesca e moradia como os povos dos sambaquis (do tupi-guarani tampa, marisco, ki, monte). Logo depois, por volta de 1700, ocorre a ocupação da Ilha de Marajó por grupos que produziram as cerâmicas da fase Marajoara, ao mesmo tempo que começa a expansão policroma desde a Ilha de Marajó até o sopé dos Andes Peruanos, Equatorianos e Colombianos.
______Em 1600 ocorre a formação de terras pretas em diferentes partes da Amazônia e organização de grandes aldeias. Essas terras pretas, formadas pelos índios, existem até hoje na floresta, o que possibilita a agricultura neste local, visto que a Amazônia não é possuidora de um solo bom para essa cultura.
______O processo de diversificação cultural na foz do Amazonas (Amapá), incluindo o desenvolvimento de diferentes complexos cerâmicos (aristé, manzagão, maracá, aruá), escavação de poços funerários e construção de alinhamentos artificiais de pedra ocorrem por volta de 1500. Neste período continua a ocupação da Amazônia central por diferentes grupos (Manacapuru, paredão e guarita). 300 anos depois ocorre a ocupação da região dos rios Trombetas, Amazonas e Tapajós por grupos produtores de cerâmicas de tradição incisa e ponteada (Santarém e Konduri), de estatuetas de pedra polida, geralmente homens sentados em bancos, e muiraquitãs. Neste mesmo período começa, finalmente, a formação de grandes aldeias ligadas por estradas no alto Xingu.
______Todas as datações utilizadas anteriormente são a.P.



3 – CHEGADA DO HOMEM À AMÉRICA

______Certamente os humanos chegaram ao novo mundo pelo estreito de Bering, entre a Rússia e os EUA, isso é fato. Para muitos a entrada do homem no continente americano pode ter se dado também através de navegação de cabotagem, com embarcações muito simples e precárias, costeando o litoral da Sibéria, após o do estreito e assim chegado ao Alaska. Outros acreditam que o homem, com esse mesmo tipo de embarcação, teria atravessado o Oceano Atlântico da África em direção à América, porém, essa teoria é totalmente descartável, afinal, se com embarcações européias do século XVI, donas de uma boa tecnologia, era difícil fazê-lo, quem dirá com embarcações primitivas.
______Há várias teorias quanto a origem do homem americano. Temos como exemplo a diversidade dentária apresentada por Christy Turner, que propôs a divisão mundial entre sinodontes e sundadontes. Os primeiros seriam do nordeste e leste asiático e de toda a América, os segundos seriam do sul asiático e da Austrália, sendo os sinodontes o padrão mais recente.
______Já Greenberg, dividiu os americanos em três povos distintos (Ameríndios, Na-Denes e Aleuta-Esquimós), levando em consideração a diversidade lingüística aqui encontrada. Johana Nichols propôs que para haver uma diversidade lingüística tão variada, seria necessário que os humanos tivessem chegado à América por volta de 35 mil anos.
______Para os geneticistas, os humanos entraram na América em uma única migração por, volta de 13 mil anos atrás.
______No Brasil, após ser feita a constituição do rosto de Luzia (crânio encontrado em Lagoa Santa com idade de 11,5 mil anos), aconteceu um fato inesperado pelos arqueólogos: Luzia tinha traços aborígenes. Como explicar o fato de Aborígenes oriundos da Austrália chegarem ao Brasil?
______Ao longo dos meus estudos sobre a pré-história humana e do conhecimento que possuo sobre mapas da América e do mundo, pude perceber que no período da Era Glacial (Glaciação Wisconsin: 150 mil anos a.P. – 10 mil anos a.P), também conhecida como “A Era do Gelo”, o Pólo Sul abrangia uma área bem maior do que a atual, podendo assim ter se ligado territorialmente à Patagônia e à Austrália ou, pelo menos, ter ficado muito próximo de ambas podendo assim possibilitar uma passagem do homem seguindo algum tipo de animal ou com uma embarcação primitiva. Sendo assim, poderia ter saído da Tazmania, no sul da Austrália, atravessado até Dumont D’Urville no Pólo Sul. Após costear o Pólo, saído da Ilha de Livingston até a Ilha dos Estados ou até o Cabo Horn, na Patagônia, sul da Argentina. É evidente que esse processo pode ter levado milhares de anos, mas visto que alguns autores propõem que o homem pode ter chegado à América e ao Brasil principalmente há 40 mil anos, seria totalmente cabível. Essa hipótese confirmaria a teoria de que Luzia era uma aborígene que habitava este território por volta dos 12 mil anos.



Bibliografia:

- PROUS, André. O Brasil Antes dos Brasileiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006
- NEVES, Walter A. & PILÓ, Luís B. O Povo de Luzia. São Paulo - SP: Editora Globo. 2008
- NEVES, Eduardo G. Arqueologia da Amazônia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006
- SCHLIEMANN, Heinrich. Os Grandes Enigmas das Civilizações Perdidas, vol. I e II. São Paulo: Otto Pierre Ed., LTDA. 1974.
- ULRICH, Paul. Os Grandes Enigmas dos Tesouros Perdidos. São Paulo: Otto Pierre, Ed., LTDA. 1974.
- PEREGALLI, Enrique. A América que os europeus encontraram. 13ª Ed. rev. Atual. São Paulo: Atual, 1994.
- REVISTA NOVA ESCOLA. O Brasil da Pré-História. Ed. Abril. 05/2008

Filmes / Documentários:

- GIBSON, Mel. Apocalypto. Touchstone Pictures. Icon Productions. EUA, 2006.
- CARTELLE, Castor. O Mistério do Poço Azul. Brasil, 2007.
- STRINGER, Cris & PETTIT, Paul. Neanderthal. National Geographic Channel. EUA, 2008.

Nenhum comentário: